Criaturas Mitológicas – Parte 3

10-criaturas-mitologicas-mas-conocidas2

Criaturas lendárias, mitológicas ou fantásticas são criaturas fictícias presentes na mitologia ou no folclore. Podem ser conhecidas em várias regiões do mundo, ou então a mesma criatura pode ter significados e lendas diferentes em regiões diferentes. As criaturas lendárias podem ter elementos ou atributos sobrenaturais, como cuspir fogo (caso do Dragão), um tamanho aberrante (caso do Monstro do lago Ness e o Kraken) ou ser composta por partes de vários seres (caso da Esfinge e Quimera). Vamos conhecer então a terceira parte do assunto “Criaturas Mitológicas”

Yeti

  • Yeti

Yeti (também conhecido como “Abominável homem das neves”). Originário da mitologia Tibetana. É descrito como sendo um hibrido de Ogro e Macaco, pode medir de dois á quatro metros de altura, seu pelo é marrom-avermelhado (Branco em algumas versões) e muito grosso, formando uma excelente proteção contra o frio das montanhas do Himalaia e arranhões ou ferimentos leves, é portador de uma força sobre-humana e também de um odor extremamente desagradável. A lenda diz que os Yetis, são descendentes do Rei macaco, que se casou com uma Ogra que lhe deu filhos. São muito reclusos não aparecendo com freqüência, e sobe nenhuma circunstância tentam contato com humanos, podendo atacá-los caso sintam-se ameaçados ou tendo seu território invadido.  Existem varias outras lendas de criaturas parecidas com Yetis, às mesmas em localidades diferentes, como o Pé grande (Big-foot) nos Estados unidos, Sasquatch no Canadá, Mapinguari no Brasil, Skunk Ape na Flórida, Orange pendek na indonésia e Hibagon no Japão.

Quimera

  • Quimera

Originaria da mitologia Grega. Hibrido de dois ou mais animais, comumente relatada com cabeça e corpo de leão ou metade bode, junto a outras duas cabeças (Bode e Serpente), tendo cauda de cobra. As lendas relatam que a Quimera tem duas possíveis origens, a primeira é a união de Equidna e Tifon (Tifão), a outra, seria Hidra de Lerna e Leão de Neméia (Esfinge). Não se sabe ao certo quem “deu á luz” a Quimera, mas as lendas contam que quem a criou foi o Rei de Cária, que mais tarde viria a sofrer constantes ataques da mesma. Seu reino e o da Lícia queimaram sobre as bafejadas flamejantes da fera, até a vinda de Belerofonte, que montado em Pégaso, pois fim aos tormentos da quimera.

Centauro

  • Centauro

Originario da mitologia Grega. É descrito como tendo cabeça e  tronco de Homem com corpo de cavalo. São extremamente fortes, mas igualmente inteligentes, tendo aptidão para estratégias marciais, nem por isso incapazes em outros campos de conhecimento, sua intelectualidade não interfere em sua selvageria, sendo demasiadamente agressivo quando necessário e por vezes não.  São naturais da Tessália, atualmente habitam o Épiro.

Hipogrifo

  • Hipogrifo

Originário da mitologia Européia. É descrito como tendo cabeça, asas e patas dianteiras de águia, sendo o resto do corpo de cavalo. O Hipogrifo é muito veloz, forte, corajoso e leal, seu vôo pode atingir velocidades surpreendentes, comparadas a velocidade de um raio. Diz-se que esta criatura é domável, ao contrario do grifo. Tornando-se um excelente corcel de batalha quando domado. É onívoro, comendo tanto carne como plantas. Hipogrifos são demasiado raros, pois nascem do cruzamento de um Grifo com uma égua, mas estes se desprezam e muito raramente se acasalam.

Cérbero

  • Cérbero

Cérbero é originário da mitologia grega. É descrito como um cão de três cabeças de proporção gigantesca (algumas lendas o descrevem como tendo cobras em volta do pescoço tambem).  O Cérbero é o guardião da porta de diamantes que da acesso ao mundo dos mortos. Seu comportamento com relação aos recém chegados (mortos) é extremamente receptivo e agradável, mas quando os mesmos tentam abandonar o Tártaro, ele se transforma em uma fera furiosa e implacável, este comportamento é o mesmo com os vivos que se aventuram por lá, tendo como destino serem destroçados por ele.

Hidra

  • Hidra

Hidra de Lerna ou simplesmente Hidra. Originaria da Mitologia Grega. É descrita como tendo corpo de dragão e nove cabeças de serpente, sendo uma delas Imortal. A Hidra possui um hálito extremamente venenoso, assim como seu sangue, sendo mortal a todos que tenham contato.  Também possui um poder regenerativo fantástico, podendo depois de ter a cabeça decepada, se regenerar rapidamente, fazendo assim crescer uma ou mais cabeças.  A Hidra Habita um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida costa leste do Peloponeso.

Manticora

  • Manticora

Originaria da mitologia persa, a Manticora é um ser semelhante a uma quimera, descrito como tendo, cabeça de homem, três fileiras de dentes de ferro, Chifres , corpo de leão, cauda de escorpião e asas de falcão. Seu tamanho varia desde um leão até um cavalo. A Manticora ataca suas vitimas desferindo golpes com sua cauda, atirando espinhos com veneno e até mesmo usando suas garras para rasgá-las. Como o próprio nome diz a manticora só come carne humana, dizem que enquanto ela devora suas vitimas, pode-se ouvi-la cantar uma canção bem baixo. Aparece nas mitologias Persa, indiana, grega e européia.

basilisco

  • Basilisco
Originário da mitologia Grega. É descrito como sendo uma serpente, dotada de uma coroa e plumagens vermelhas ou pretas. O que representa o basilisco é a forma como ele mata suas vitimas, o olhar do basilisco é mortal a todo aquele que o presencia, se olhado diretamente, indiretamente a pessoa fica petrificada, mas como toda boa serpente, o basilisco é dotado de um poderoso e mortal veneno, a peçonha desta serpente, mata em escassos minutos. O basilisco é inimigo das aranhas, sendo estas temerosas ao rei das serpentes. O próprio reflexo é mortal para o basilisco, ao se olhar o basilisco morre com sua própria imagem. Vive em desertos que ele mesmo cria, secando as plantas, esmagando as pedras e envenenando as águas. Aparece nas culturas Gregas, Européias e Nórdicas.
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s