História e Objetos para caçadores de Vampiros

Imagem

Lendas contam que nos tempos antigos, a população procurava algo que ferisse ou exterminasse os vampiros, nesta onda de proteção, certos objetos ganharam uma reputação astronômica. Este post apresenta significados históricos, raciocínios e objetos para o tema “Caça ao Vampiro”.

  • Caixões

nosferatu_caixao

No começo da mitologia vampírica, os vampiros não dormiam em caixões, pois apenas vampiros muito ricos poderiam se dar ao luxo de ter essas acomodações. Hoje em dia, a melhor explicação para o frequente uso dos caixões nas histórias, é que de fato eles estão mortos. E onde é que se enterram os mortos ?. Os caixões também dão proteção contra a luz do sol (sabendo-se que  luz solar fere e  mata vampiros). Como sempre, os caixões tem sido um alvo perfeito para caçadores, um aspecto vital para as historias modernas. Ainda nesse século, a maioria dos escritores  estão novamente mudando os antigos mitos, em “Cronicas Vampirescas” , de Anne Rice, a autora dita, que os vampiros não requerem nada, apenas proteção contra o sol. Criptas e cômodos lacrados, é suficiente para o que eles precisam.

  • Crucifixos

Vampire-and-gothic-wallpapers-by-Avelina-De-Moray-vampires-9800305-1600-1200

O crucifixo é o maior simbolo da fé cristã. Várias vezes mostrado em correntes ou em rosários juntamente com as contas.  Bram Stoker, em “dracula de bram stoker” diz que o crucifixo tem poderes sobrenaturais sobre os vampiros, ele usa a cruz como simbolo que representa Cristo e tudo que é santo, pois a história cristã crê fielmente na associação de vampiros com Satanas, nisso, um artefato como o crucifixo seria poder  suficiente para os proteger da Besta. Em Dracula, o crucifixo drena a força dos vampiros, pode também queimar a carne e deixar marcas na pele de uma vítima que tenha  sido mordida por um vampiro. As ideias de Bram Stoker foram carregadas para a literatura e filmes modernos, porém recentemente, os autores do século 20, seguem a linha de Anne Rice, extinguindo essas tradições, criando vampiros que são imunes aos efeitos da cruz e de outros simbolos religiosos.

  • Hóstia

download

No Cristianismo, um dos objetos mais sagrados é a Hóstia, o símbolo do corpo de Cristo, que junto com o vinho representa o sangue de Cristo, ambos entregados durante a Comunhão. As religiões mais velhas, como a Católica Romana, relatam que a Hóstia aparenta ter poderes misticos, é usada tanto em enterros quanto para proteção de maus espíritos. Acredita-se que Bram Stoker usava escritas romanas como base para “o poder da Hóstia” em seu livro. Em, “Abraham” Van Helsing usa a Hóstia muitas vezes, ele deixou uma marca na pele de Mina quando segurava sua testa, usou também para lacrar a tumba de Lucy até que ele podesse retornar para matá-la.

  • Fogo
images

O fogo tem sido considerado à muito tempo, a maneira mais efetiva para matar vampiros, tem sido usado desde a época Pagã como um ritual  de limpeza da alma.  Dracula, é um dos poucos filmes ou livros, que não fazem menção ao fogo. Em “Cronicas Vampirescas”, o fogo é uma das duas únicas maneira de se matar um vampiro ou, de um vampiro se matar. O Vampiro que abraçou Lestat cometeu suicídio dessa forma.

  • Alho

1
Diferente da cruz, da qual foi perdendo a populariedade e o seus efeitos, o alho cresceu em todas as historias, como maneira de detectar e proteger as pessoas dos vampiros. O alho tem sido usado acidentalmente desde que era considerado uma erva ou um remédio. Ele foi usado como um agente de cura antes da medicina moderna, e é igualmente usado com vitamina para fortalecer a defesa natural do corpo contra doenças. Como sempre, houve rumores que o alho tivesse propriedades mágicas, a tradição o usa para encher a boca do vampiro após ele ser decapitado,porém existem outras maneiras de usa-lo, como:

Colocando um colar de alho na porta da casa, para protege-la contra ataques, a história conta que o alho também serviu como método para se indentificar vampiros, nos países Eslavos, a pessoa que se recusasse a comer alho, era acusada de ser um vampiro. Muitos anos atrás, o alho era distribuido em igrejas, para ter a certeza de que apenas humanos a frequentassem. A primeira obra literaria a falar realmente sobre o alho foi Dracula, aonde Van Helsing o colocou em volta do pescoço de Lucy para manter Dracula longe dela, desde então, o alho tem se tornado a maior ferramenta no kit dos Caçadores de Vampiros. A maior parte dos filmes e novelas tem dado algumas referencias efetivas ao alho, embora “Cronicas Vampirescas e Os meninos perdidos”tem desconsiderado o alho como uma forma viável de defesa.

  • Estacas

images (1)

“Enterrar uma estaca no coração” tem sido uma das melhores formas de exterminar um vampiro por centenas de anos. Originalmente, ela era usada como maneira de fixar os corpos dentro da terra.  Depois de ter sido difundido o uso dos caixões, a importancia da estaca mudou, ela tornou-se o metodo atual de matar um vampiro. Acredita-se que este método é a melhor maneira de extermínio, porque destruindo o coração, o mesmo não bombeia mais o sangue de suas vítimas, que mantem um vampiro vivo. Bram Stoker usou esse modo violento para matar tanto Lucy como Dracula.

  • Luz do Sol

images (2)

Tradicionalmente, sabemos que a luz do sol mata vampiros, como a literatura vampírica aumentou e muito se modificou, surgiram vampiros imunes a luz do sol. Em Dracula, Van Helsing nota que alguns vampiros podem andar por aí durante o dia, embora ele não gozasse de suas forças sobrenaturais.  Em “Cronicas Vampirescas” Anne Rice afirma que a luz do sol, é uma das duas únicas maneiras de matar um vampiro, sendo a outra, o fogo. A autora relata que este metodo funciona muito bem com “vampiros novos”, porque eles ainda são fracos, de modo que vampiros  só eram inumes a luz do sol quando tinham vivido muito tempo.

Eis então algumas citações que vem sendo marca registrada para caça ao vampiro, sempre que citamos “vampiros”, lembramos dos objetos citados neste post, porém não arrisquem confiar apenas no que foi escrito, afinal, nunca se sabe quando irão aparecer vampiros, que ao invés de ter uma morte cruel  e dolorosa quando exposto a luz do sol, apenas brilhem como pirilampos inofensivos (sem ofensas).

Até a Próxima !

edward_sparkling-1

Anúncios

Um comentário sobre “História e Objetos para caçadores de Vampiros

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s