Ouroboros

Imagem

O  ouroboros é um dos símbolos que mais aparece em representações alquímicas,  tem um significado simples e ao mesmo tempo profundo. O nome vem do grego οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros) que significa “devora”, porém existe também o termo latim, Ouroob, Ouro “rei” e Ob “serpente”.

O Ouroboro é representado por uma serpente, dragão ou outro réptil mordendo a própria cauda, ficando assim em forma circular.
O significado do Ouroboro possui diversas interpretações, o infinito, o universo, o sem fim e por ai vai.
A melhor palavra pode ser “ciclos”. Imagens da serpente mordendo a própria cauda aparecem inicialmente na Grécia, Egito e até China. Quetzalcoatl, um deus Asteca, é representado na “forma de ouroboro” em algumas figuras.
Imagem
Na grande parte das vezes o Ouroboro aparece junto de imagens simbólicas, algumas vezes passa até despercebido.
Abaixo temos o “Arcano I” do Taro de Rider Waite, The Magician, o mago usa um Ouroboros na cintura, em algumas versões anteriores do Rider Waite o símbolo é mais difícil ainda de ser identificado.
Imagem
Abaixo temos um desenho de Gabriel Rollenhagen,  a imagem tem escrito em latim “Finis Ab Origine Pendet” ou seja “O Fim depende do Início.” A imagem quer dizer que a natureza vive em ciclos. Temos uma criança com um crânio, uma simboliza a vida e o outro a morte, estão numa paisagem que representa a natureza, e o Ouroboros em volta representando o ciclo, a vida que acaba e começa de novo, particularmente, uma das melhores representações de Ouroboros.
Imagem
Carl Gustav Jung fundador da psicologia analítica disse que o ouroboros era “a mandala básica da alquimia, um trabalho individual do ser humano dele mesmo, assim como a serpente que se alimenta dela mesma, o homem deve trabalhar ele mesmo para crescer.”
O conceito da palavra não é uma resposta para o mistério de Ouroboros nem a razão para seus milhares de anos de existência global como um símbolo da visão do Universo em que vivemos. É uma pista. E se quisermos compreender este mistério, temos de começar com esta pista, e permanecer totalmente conscientes de que somos o criador de nossas vidas, que a plenitude do nosso ser está em nossas mãos e que todos nós somos alquimistas.
Imagem
“..the end precedes the beginning….and all is always now..”
Anúncios

Um comentário sobre “Ouroboros

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s